quarta-feira, 27 de março de 2013

HOMEM ONTEM, HOJE, AMANHÃ ... ESTE NÃO DIZ NÃO. - Oswaldo Romano





HOMEM
ONTEM, HOJE, AMANHÃ ... ESTE NÃO DIZ NÃO.

Porque você sempre fecha as portas?

No portal da glória para a terceira idade, cubra os anos passados, entre, feche a porta, e viva novamente com a mesma esperança de quando adolescente.

Vamos falar de ontem: Percebi que no amanhã seria meu aniversário. Mais um ano, rápido por sinal. Nesse dia abro o coração, não digo NÃO à ninguém. Então como quase todos fazem, olhei no espelho. Pêlos brancos, muitos. Rugas, sim. Então abri bem os olhos, levantei o queixo para esticá-las. Papo, tem. Estendi a cabeça, ele o papo, quase sumiu!

        Manhã seguinte eu tinha que dialogar com Ana Maria a promessa de mostrar que o bom homem nunca fala NÃO.

        Olhei de novo no espelho. Puxa !! Óia eu ai. O braço direito estava na esquerda. O da esquerda no direito. Tudo trocado. Tudo trocado!

Neste novo dia é meu aniversário. Olhei de novo, estava igual ontem! Até que combinava. Pelos, rugas, papo. Imagine estar com papo sem rugas, sem pelos brancos? Ou com rugas sem papo, sem os fios brancos?   Ou com os brancos sem papo, sem rugas...

OK, Ok. Essas coisas devemos fugir de mudanças. Assim como os parentes, as lembranças, os amigos, a gente evita a troca. Acumula. Guarda no coração aonde, vez ou outra, vamos buscá-las e juntos lembrar-se dos bons momentos, das risadas, dos tropeços, até de uma possível ação injusta praticada num momento infeliz.

        Amanhã logo cedo, dia cinco, vou de novo olhar no espelho. Aqui ninguém quer trocar nada. Se tiver que trocar, troco o espelho. Estou muito feliz, realizado com minhas lembranças, com comigo mesmo, e incrível! -Com minha cara.

         “Esse homem que não pode falar NÃO, sou Eu. Terminantemente me recuso porque é decisão estática, definitiva, sem dinamismo, nunca permitindo uma honrosa abertura. Prefiro escapar pela tangente e dizer simplesmente:

VOU PENSAR, e com orgulho assumo: ESSE CARA SOU EU”
*
Romano
roma@romano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário